Número de Visitas - Blog criado dia 14/11/10

9 de ago. de 2012

Vencedores do 4º Concurso de Desenho Realista

       O resultado da votação popular onde foram escolhido 6 semi finalistas, foram:
        Avaliando os desenhos desses finalistas, irei escolher os 3 melhores nos quesitos: originalidade, melhor uso das técnicas e o mais realista. 

1º Lugar. Avaliação do desenho do participante Suzana Lawys com título Have a Good Dreams: está é uma veterana dos concursos, desde o 1º que ela está atenta, não pode participar somente no 2º do qual ganhou o terceiro lugar. Chega dessa vez com um desenho totalmente feito cmo lápis de cor feito com muito cuidado, respeitando os tons da foto original, vi este desenho passo a passo e me surpreendi com o resultado final, essa garotinha apesar da pouca idade mostra que sabe o que faz e domina a técnica tanto do grafite como o lápis de cor como muitos veteranos ainda não conseguem... Os detalhes como o tecido quadriculado se desfazendo de acordo vai aproximando das margens do papel deixa o ar do realismo da cena como um sonho que o gatinho está tendo. É simplesmente perfeito. 

  2º Lugar. Avaliação do desenho do participante Bruno  Moretto com título Mike: este desenho foi um dos primeiros que recebi e logo de cara vi que ele seria um dos finalistas. A riqueza deste trabalho é sem dúvida hiper-realista, ainda com esse olhar humano com óculos, cara de intelectual, como quem devolve o olhar de admiração. Os detalhes da pelagem na orelha e o final do desenho por fazer é impressionante. A aste dos óculos com seus reflexos assim como na lente.

 

3º Lugar. Avaliação do desenho do participante Brian Luiz com título Felinos: o grau de dificuldade é elevado, desenhar animais não é fácil, em se tratando de gatos, não satisfeito ele desenhar dois deles, a pelagem é média é possível perceber a noção de profundidade do primeiro gato a direta com tons mais escuros e o outro com tons mais claros quase esboçados, rico em detalhes como os fios brancos do bigode. Este desenho é realmente fantástico.
        
------------------------------------------------------------------------------
4º lugar. Avaliação do desenho do participante Gustavo com título Teodora: um desenho que encanta o espectador, mais um felino brincando rolando no chão. Mas peca um pouco no quesito realismo, falta melhorar um pouco nos sombreados, utilizar o lápis com mais leveza e esfumar um pouco mais, pra não deixar perceber os riscos. Mas conseguiu um ótimo resultado de sombra e luz, parabéns Gustavo.

5º lugar. Avaliação do desenho do participante Wilton com título Rit: o Wilton apareceu já na reta final e enviou este desenho, ele é um pintor de telas que está praticando desenhos com grafite, demonstra domínio da proporção mas ainda precisa melhorar um pouco no sombreado, dar mais volume as formas, os olhos do cão ficou sem vida, brilho. Um desenho em traços simples, poderia ter rebuscado mais na pelagem. Mas cumpriu seu papel na participação do concurso. Parabéns!
      
6º lugar. Avaliação do desenho do participante Rafael com título Brutos: um desenho inovador feito com caneta esferográfica, uma técnica que não pratico, tem um grau de dificuldade por não admitir erros diferente do grafite que podemos apagar. Mas no quesito realismo faltou trabalhar um pouco mais as sombras para dar volume ao corpo do cão e sua musculatura. Acho que deu mais atenção a face e fez o corpo mais rápido. Mas mesmo assim parabêns. Ainda vou me arriscar fazer um desenho nessa técnica.




------------------------------------------------------------------------------
         Aos demais participantes fiquei triste em não receber quase metade dos desenhos, acho que devido ao tema ser um pouco complicado de executar, mas fica o espaço para enviarem o desenho mesmo agora finalizado o Concurso, pois assim ficam marcado a participação e divulgação do trabalho de todos.

------------------------------------------------------------------------------
        Aos que enviaram os desenhos e não se classificaram na votação popular quero comentar sobre 3 desenhos que achei magníficos:
Amigos do participante Reginaldo, um belo trabalho, é difícil vê essas duas figuras juntas cão e gato uma briga épica, o jornal no chão com suas materiais tão calmamente desenhadas os fios brancos da pelagem do cão. Este desenho é belíssimo, quem desejar conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Reginaldo, visite o blog dele: www.reginaldodesenhosrealistas.blogspot.com.br
Bebezinhos da participante Sílvia, ela já foi jurada do Concurso anterior, uma artista plástica de mão cheia que domina várias técnicas. Acho que seus amigos mereciam uma surra por não ajudá-la na votação popular. O desenho dela faz gente não parar  de apreciar e admirar, feito com giz pastel, lápis de cor e grafite, realista pra valer, da até pra imaginar o grunhir dos bixinhos querendo leite. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho dela visite o blog: www.silviartevisual.blogspot.com.br
Madame Cat do participante Carlos, ele enviou o desenho já depois de iniciada a votação popular, que infelizmente uma vez iniciado não é possível mais adicionar nomes a lista, o desenho feito com giz pastel ficou super realista, merecia está entre os finalistas. Mas vale a participação e divulgação de seu trabalho. 
 ------------------------------------------------------------------------------
 
            Este concurso serve como incentivo para divulgar o trabalho de cada um e mostrar o potencial dos artistas brasileiros.
 

Parabéns a todos os participantes! 

Até o próximo Concurso, abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário e compartilhe o link do blog para seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...