Número de Visitas - Blog criado dia 14/11/10

11 de dez. de 2014

Estudando Desenho

         Esses dois livros fazem parte importante do meu desenvolvimento artístico. O primeiro - Exercícios Para Desenhar com Lado Direito do Cérebro, da autora Betty Edwards, com 166 páginas enrriquecido com mais de 45 exercícios para desenvolver a percepção visual e habilidades globais para o desenho como: Percepção de espaço, volume, luz e sombra, proporção, cores e desenhos de memória. O livro é como um caderno onde você pode desenhar em suas páginas e registrar seu desenvolvimento. Com desenhos de grandes mestres, ensinando ao leitor a registrar de observação cenas e coisas do seu cotidiano de forma a desenvolver gradativamente suas habilidades criativas. Este livro complementa o Desenhando com Lado Direito do Cérebro que aborda melhor a teoria do desenvolvimento do cérebro com relação ao despertar da visão e talento artístico.
          O segundo livro À Mão livre - A Linguagem e as técnicas do Desenho Artístico, do autor Philip Hallawell, são duas edições em uma, com 200 páginas e bem ilustrado com obras do artista, que fez o livro a partir de uma serie de tv que apresentava em 94 na TV Cultura, onde ensinava os fundamentos básicos do desenho de observação e indicava os materiais necessáios. Partindo do estudo de luz e sombra em objetos em perspectiva, esboço com linhas e eixos, construção do rosto e corpo humano e suas expressões faciais e corporais, estudo de cores e o processo criativo. A segunda parte aborda outros materiais e técnicas como: desenho com bico de pena e nanquin, aquarela, lápis de cor, giz pastel, aerógrafo, pintura em tela e computação gráfica. Um livro com vários exercícios propostos ao leitor para desenvolver suas técnicas e dominar os materiais variados para despertar seu potencial artístico e temático.
         Este último tenho a primeira edição autografada pelo artista que comprei de uma antiga dona. Com certeza vale a pena ler cada palavra e também rever a série no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário e compartilhe o link do blog para seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...